quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ser professor no contexto atual

Ser professor no contexto atual
Refletir sobre educação é de suma importância para o docente, conhecer teorias ajuda na reflexão de sua prática.
Jean Piaget diz que “o professor estimula a ação pela busca do conhecimento”, concordo com esta afirmação, porque através do diálogo, da ajuda, da reflexão poderemos criar a vontade no aluno de aprender. Todos nós precisamos de estímulo para crescer e construir a Educação.
“A aprendizagem acelera o desenvolvimento de um sujeito”, assim Vigotsky, reflete sobre o ser professor, entendo que fazemos então a mediação do aluno entre o conhecimento, o ser social e impulsionamos o desenvolvimento psíquico e mental para que o aluno se situe na sociedade em que vive.
A mente brilhante de Paulo Freire revela que “O conhecimento não se transfere, se constrói!”. Através da curiosidade e de desmontar o “todo” o aluno vai refletindo e fazendo suas conclusões, assim constitui seu conhecimento, partindo de sua realidade, ele lê o mundo para então formular sua conclusão.
Edgar Morin teoriza assim: “A vida não é fragmentada, o conteúdo faz parte de um contexto, de um todo.” Também penso dessa forma, porque ao contextualizar o meu conteúdo com as demais disciplinas, o conhecimento será relevante. Temos que dar sentido à vida e trabalhar a realidade vai dar fundamentos ao conteúdo trabalhado.
Por último cito o pensar de Tânia Marques:”É a pesquisa que permite ao professor ajudar a construir um adulto capaz de conquistar por si só a beleza e a verdade de seu tempo”. Ao pesquisar, proponho que haja reflexão no meu trabalho, pensar no aluno é o melhor ponto de partida pra ter êxito como docente, na busca de me adaptar às exigências do meio social em que me situo.
Considero estas idéias fundamentais porque mostra referenciais teóricos muito importantes para se criar um ambiente propício para o desenvolvimento integral do meu aluno, como agente da sociedade que participa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário