quinta-feira, 23 de julho de 2009

O papel da filosofia no estudo da educação

Vivemos em sociedade e portando queremos construir um caminho que nos conduza a uma maneira de viver bem e que cada indivíduo assuma um comportamento para que este caminho tenha uma razão para “o viver”.
Entendendo que a Educação, parte da vida de cada ser humano, de sua existência, de sua ação e de sua história pessoal; a Pedagogia vem posteriormente para sistematizar e organizar a prática educativa, resultando em uma ciência: Ciência da Educação. Mas não podemos deixar de mencionar a importância das duas, pois uma completa a outra. (“teoria sem prática é oca, prática sem teoria é cega”).
Para fazer uma análise crítica sobre o que é educar, e pra que educar, temos como aliada a Filosofia da Educação. Esta filosofia nos serve para refletirmos sobre a aceitação imediata que damos às coisas, sem maiores questionamentos. Temos que adquirir uma postura crítica, reflexiva e científica. O docente deve aliar o saber teórico, a prática, para construir um debate, uma discussão sobre sua prática escolar. Não podemos pensar em respostas prontas, a busca é contínua, sempre iremos retomar questões diversas, talvez com um novo ponto de vista.
A filosofia ajuda a Educação a pensar sobre a melhor maneira de desenvolver o ser humano de forma integral. O professor por sua vez deve ter a comunicação como sua aliada, com o diálogo construímos uma comunicação pedagógica e obtemos maior conectividade entre todas as disciplinas trabalhadas. Ocorrendo assim uma riqueza de aprendizagem por parte de toda comunidade escolar.

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